Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Filtro HEPA Hospitalar: entenda o funcionamento

Os ambientes hospitalares são locais nos quais é preciso de um controle rigorosos de contaminação. Afinal, são ambientes que recebem pessoas doentes o que, naturalmente, faz com que estejam cheios de vírus, fungos e bactérias.

Pesquisas realizadas nos Estados Unidos revelaram que a boa aplicação de um sistema de ar, em ambientes hospitalares, pode representar uma melhoria significativa na qualidade do ar. Isto contribui diretamente com a saúde dos pacientes. Desta forma, casos como os de infecções serão reduzidos drasticamente.

O filtro HEPA para ambientes hospitalares

Existem diversos modelos de filtros que atendem as exigências das normas da ABNT, contudo, os mais indicados para hospitais são os denominados “Filtros HEPA”. A sigla significa High Efficiency Particulate Air que, traduzindo para o Português, quer dizer “Partículas de Ar de Alta Eficiência”. 

Basicamente, os sistemas que possuem esse tipo de filtro são extremamente eficazes, porque chegam a filtrar 99,9% das impurezas e eliminam, com eficiência, as partículas contaminantes, como ácaros, bactérias e vírus.

Compostos por uma malha de fibras, esse tipo de filtro realiza a filtragem a partir de três etapas: 

1. Intercepção; 

2. Impacto; 

3. Difusão.

Além de se adequarem às mais rigorosas exigências, possuem altíssima capacidade de filtragem, o que os tornam o tipo de filtro mais recomendado para esse tipo de ambiente.

 

Filtros Absolutos HEPA para hospitais

Quando utilizados para fins da área da saúde, os Absolutos HEPA também podem, facilmente, ser uma solução confiável e eficiente. Possuem uma característica singular que contribui para a eliminação de bactérias e vírus presos pelo elemento filtrante.

Modelo de filtros HEPA mais recomendáveis

Não basta apenas saber que eles são importantes para o ambiente, também é necessário saber fazer a escolha certa. Saber planejar o seu sistema de ar é parte essencial do projeto, para obter bons resultados.

Prefira filtros de qualidade, com longa durabilidade e eficiência operacional. Isso garantirá a segurança de todos, por muito mais tempo. 

Além de, também, diretamente, influenciará nos custos operacionais de filtragem. Uma vez que ao preferir a qualidade, a necessidade de trocas e manutenções, será muito menor.

A AAF Flanders conta com uma linha de filtros HEPA extremamente eficazes e indicados para qualquer projeto hospitalar. AstroCel II® e o AstroCel III® são filtros produzidos em salas limpas e individualmente testados, que proporcionam meio filtrante de altíssima eficiência.

E claro, para que a filtragem de ar seja realizada da maneira mais correta possível, é preciso atentar-se a todos os quesitos que envolvem um sistema HVAC como um todo. Isto é, cada fator importante para garantir o conforto térmico e a segurança dos ocupantes.

Também é fundamental que seja desenvolvido um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), para garantir que tudo opere de acordo com as normas e regulamentações vigentes. Não sabe como elaborar um corretamente? Basta clicar aqui, explicamos tudo para você.

 

Solicite um orçamento