Existem algumas normas que regulamentam a utilização de filtros pra sistemas de ar-condicionado em hospitais. A utilizada no Brasil é a ABNT NBR 7256:2005, redigida para estabelecer os requisitos básicos para que possam ser elaborados os projetos e a realização das instalações do tratamento do ar em estabelecimentos de saúde.
A norma em questão classifica cada ambiente presente nesses estabelecimentos, por níveis de risco. Nela, também, estão presentes todas as indicações de requisitos técnicos para que sejam utilizados os tipos recomendados de filtro de ar-condicionado para ambientes hospitalares.
Norma NBR 7256:2005 – A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o objetivo de assegurar a eficiência dos sistemas de climatização, criou essa norma, que visa estabelecer alguns parâmetros e requisitos mínimos em estabelecimentos que prestam assistência à saúde da população.
O principal ponto da ABNT NBR 7256:2005 é realizar o controle de como deve ser feita a instalação dos sistemas de ar-condicionado em ambientes hospitalares, verificar o controle de ruídos, monitorar o índice de temperatura ideal, a velocidade e a umidade relativa do ar, além do fato de que a norma também estabelece a necessidade da limpeza e manutenção periódica. Isso contribui com que tudo esteja de acordo e opere corretamente.
Lei 13.589/2018 – Sancionada no dia 4 de janeiro de 2018, a lei tornou obrigatórias as manutenções de ar-condicionado presentes em prédios coletivos, públicos e privados, ,como os hospitais. A finalidade é proporcionar às pessoas presentes nesses ambientes uma boa qualidade do ar interno e, sendo assim, minimizar ou até eliminar possíveis riscos existentes ocasionados por impurezas.