Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Como funciona a filtragem do ar na Indústria Farmacêutica?

O mercado farmacêutico, em aspecto global, em 2020 vendeu US$ 1,74 trilhões de medicamentos.

Além de impactar na economia global, os medicamentos impactam na saúde do mundo todo e por isso os cuidados na hora da produção até chegar ao consumidor final, devem ser extremamente minuciosos.

A filtragem do ar nas Indústrias Farmacêuticas tem como função controlar o ambiente através do ar puro, evitando qualquer tipo de contaminação, tanto na produção quanto dos profissionais que trabalham ali.

Neste artigo, você vai entender como funciona esse processo de filtragem nesses ambientes. Os cuidados são muito maiores do que você imagina.

Boa leitura!

filtragem ar industria farmaceutica 01

Sistema de tratamento de ar: HVAC

Os ambientes de produção dos medicamentos devem ser extremamente limpos e quando falamos de sistema de tratamento de ar, nesses locais a melhor opção são os filtros HVAC (heating, ventilation and air-conditioning), na tradução, AVAC.

Além de trazer qualidade e segurança para a produção, esse sistema é excelente para fornecer um ambiente confortável para os profissionais que trabalham ali, além de proteger o meio ambiente de contaminações e poluentes.

Mas para que a filtragem do ar na Indústria Farmacêutica realmente esteja apta para realizar as suas funções, as normas estabelecidas em cada país devem ser seguidas.

filtragem ar industria farmaceutica 02

No Brasil, as normas técnicas exigidas são estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). E a norma vigente para atividades de condicionamento de ar nas indústrias e em ambientes de salas limpas é a NBR 16.401, que é focada nos projetos de instalações de ar-condicionado, conforto térmico para o ambiente interno e qualidade do ar.

A qualidade do ar interior em todos os ambientes da Indústria Farmacêutica depende da excelência do sistema HVAC em remover os contaminantes do ar externo e das atividades realizadas internamente, como poluição causada por equipamentos ou pessoas, etc.

Para exemplificar melhor, acompanhe na figura abaixo como funciona o esquema do sistema HVAC em ambientes de produção de medicamentos.

sistema hvac
Fonte: Guia da Qualidade para Sistemas de Tratamento de Ar e Monitoramento Ambiental na Indústria Farmacêutica – ANVISA.

Filtragem do ar no sistema HVAC

A filtragem do ar na Indústria Farmacêutica através do sistema HVAC tem como objetivo fornecer a qualidade do ar interno, deixando os contaminantes particulados no ambiente interior com níveis aceitáveis.

Existem três tipos de filtros para esses ambientes, cada um com a sua classificação para a função.

  • Filtros Grossos: indicados para a retenção de partículas consideradas grandes (10 µm) e também podem ser utilizados como um sistema de pré-filtragem para filtros finos. São classificados como G1 a G4.

  • Filtros Médios e Finos: indicados para a filtragem de partículas menores (entre 1 e 10 µm) e como pré-filtro para os filtros absolutos. São classificados como M5, M6, F7, F8 e F9.

  • Filtros Absolutos HEPA: que são os principais responsáveis pelo processo de purificação do ar de partículas minúsculas (menores de 1 µm). São classificados como E10, E11, E12, H13, H14, U15 e U16.

Por serem os filtros que melhor conseguem eliminar impurezas e partículas minúsculas de fungos e bactérias, os mais recomendados são os Filtros Absolutos HEPA.

Confira os modelos disponíveis na AAF Flanders Brasil.

filtragem ar industria farmaceutica 03

Modelos de filtros para Indústria Farmacêutica

Os modelos altamente recomendados para ambientes de produção de medicamentos são:

HEPA Plissado Plano

AstroCel II: Moldura em perfil de alumínio anodizado com excelente acabamento; meio filtrante de alta eficiência; tela de proteção, em ambos os lados, que garante a integridade do meio filtrante; diversas configurações de vedação: gaxeta adesiva, gaxeta sem emendas – PU ou gel; produzidos em salas limpas e individualmente testados.

HEPA Plissado em V Alta Vazão

AstroCel III: Meio filtrante de alta eficiência; baixo consumo de energia e maior vida útil; diversas configurações de vedação: gaxeta adesiva, gaxeta sem emendas – PU ou gel; produzidos em salas limpas e individualmente testados; menor perda de carga para a categoria.

HEPA para alta temperatura

AstroCel HTP: Formato construtivo que garante grande estabilidade mesmo em altas temperaturas (picos de 400°C); moldura em aço inoxidável com reforços internos; sistema de vedação inovador (sem cerâmica) que não sofre danos com a dilatação decorrente dos processos de aquecimento; alto desempenho de filtragem e eficiência assegurada mesmo durante a operação em altas temperaturas.

A AAF Flanders está há mais de 100 anos no mercado de filtros de ar com a missão de oferecer as melhores e mais completas soluções de ar limpo disponíveis no mercado mundial.

Os filtros são fabricados de acordo com a necessidade de cada ambiente, sempre prezando pela qualidade e satisfação do cliente.

Confira os modelos disponíveis através do catálogo de filtros, apertando 👉 aqui.

Solicite um orçamento