Filtragem de ar industrial: a importância para o processo de produção de medicamentos
Índice
Dentro da indústria farmacêutica, requisitos rigorosos sobre os níveis de pureza do ar são necessários devido ao efeito direto que a contaminação do ar tem sobre a qualidade dos produtos farmacêuticos.
Qualquer coisa que possa entrar em contato direto com um produto farmacêutico ou contaminar uma sala de análise de um laboratório é um risco potencial de contaminação.
Diante desse cenário passa a ser de extrema importância que o sistema de ventilação presente nestas aplicações utilize filtros de ar que proporcionem a eficiência de retenção de partículas necessária para reduzir os riscos de contaminação e assegurar um ambiente propício para realização dos processos e para um trabalho seguro dos colaboradores.
No artigo de hoje, você terá mais informações sobre os tipos de filtros disponíveis para cumprir esse papel e quais seus benefícios.
Por que usar um sistema de filtragem de ar industrial em ambientes de produção de medicamentos?
Obter um ar limpo não é possível sem um sistema de filtragem de ar cuidadosamente selecionado e funcionando de forma confiável. E o desempenho dos filtros de ar instalados neste sistema, sejam filtros finais ou pré-filtros, irá determinar diretamente a eficácia com que contaminantes prejudiciais são impedidos de entrar na corrente de ar em ambientes de processo.
Muitos dos contaminantes presentes no ar e que podem trazer riscos (aos processos, produtos e mesmo à saúde humana) são partículas microscópicas e invisíveis a olho nu. E para conseguir reter essas partículas extremamente finas são utilizados filtros de alta eficiência, conhecidos como filtros EPA, HEPA e ULPA.
Filtros HEPA e ULPA
Os filtros HEPA e ULPA são chamados filtros de alta eficiência ou absolutos, sendo os filtros de ar mais eficientes disponíveis comercialmente. São projetados para filtragem de partículas extremamente finas (sobretudo daquelas abaixo de 1 µm) e possuem alta tecnologia empregada.
Eles podem ser instalados em sistemas de ar-condicionado, caixas terminais ou Fan Filter Units como o último estágio de filtragem e são usados em diversos processos da indústria farmacêutica, salas limpas e outras aplicações que requerem ar extremamente limpo (como a indústria de semicondutores, eletrônicos, pesquisa, hospitais, etc.).
De acordo com a EN 1822 (norma que define o método de ensaio e classificação destes filtros) os filtros HEPA e ULPA necessitam ser testados quanto a eficiência e vazamento de forma individual, a fim de assegurar que cada peça atenda aos requisitos de eficiência aos ser enviada para o cliente.
Os filtros AAF Flanders HEPA e ULPA são testados individualmente antes do envio para garantir que atendem à eficiência especificada pelo cliente.
Por utilizarem meio filtrante em papel de microfibra de vidro, os filtros HEPA geralmente são frágeis e sua mídia pode ser danificada com facilidade em campo (transporte, manuseio/ instalação etc.).
Porém a AAF já possui uma linha filtros absolutos com mídia especial eFRM, com propriedades mecânicas superiores (com menor risco de danos) e com perda de carga inicial 50% menor em relação a fibra de vidro (proporcionando economia de energia).
Soluções da AAF Flanders
A AAF Flanders está há mais de 100 anos no mercado mundial, produzindo os melhores filtros com a melhor tecnologia e qualidade que os clientes já viram.
Temos um amplo estoque à pronta-entrega com todos os tipos de filtro para qualquer necessidade do cliente, como:
- HEPA Plissado Plano;
- HEPA Plissado em V Alta Vazão;
- HEPA para alta temperatura;
- Encartonado plissado sintético;
- Encartonado – Fibras de Vidro;
- Encartonado Sintético;
- Mantas Filtrantes Sintéticas;
- Filtros de bolsa Nanofibras Sintéticas;
- Filtro de bolsa sintética;
- Filtro de bolsa microfibra de vidro;
- Plissado em V; e
- Plissado Plano.
Entre em contato com um dos nossos consultores e tenha a melhor solução em filtros de ar industrial para a sua empresa.