Notícias

Inscreva-se em nossa newsletter

Qual A Influência Da Qualidade Do Ar No Desempenho Dos Colaboradores De Uma Empresa?

Este ano entrou em vigor a lei 13.589, que regulamenta a qualidade do ar de ambientes climatizados. Sua implantação exige maior atenção por parte da gestão de setores administrativos, que precisará se adequar ao novo cenário não somente por uma questão legal, mas também com o objetivo de proporcionar bem-estar para todos os colaboradores. Equipes saudáveis influenciam diretamente nos resultados e é nesse sentido que um bom sistema de filtração de ar-condicionado atua como aliado.

O pesquisador Flávio Junior Stefanello cita em seus estudos, publicados na plataforma Meu Artigo, sobre o QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) de Maximiano. Segundo esse conceito, quanto maior o bem-estar ocupacional, mais elevada será a produtividade dos funcionários, refletindo em resultados positivos para a empresa.

Dentro da proposta do QVT, o infectologista e consultor Caio Rosenthal e o alergista Clóvis Galvão, por meio do site Bem-estar, afirmam que o ar mais frio e seco dificulta o funcionamento pulmonar, o que provoca maior produção de secreção e eleva as chances de se desenvolver a “Síndrome do Edifício Doente”, (fenômeno comum quando há grande incidência de doenças respiratórias entre pessoas que trabalham em um mesmo ambiente). Outra variável é que, segundo a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), a capacidade humana de respiração é de 10 mil litros diários de ar, sendo 85% desse número dentro de ambientes fechados e climatizados; levando a crer que as impurezas presentes no oxigênio desses locais oferecem sérios riscos à saúde, podem comprometer a produtividade e desfalcar a equipe.

Outro vilão da produtividade, quando se trata da qualidade do ar, é o CO2 emitido pelos aparelhos de ar-condicionado. O site Web Ar-condicionado avalia que a concentração de dióxido de carbono em ambientes fechados, onde a renovação do ar é baixa, afeta a concentração e tomada de decisões dos integrantes da equipe, além de provocar sono em excesso.

A instalação, manutenção e limpeza de filtros de ar-condicionado são imprescindíveis para garantir a qualidade de vida dos colaboradores e evitar futuras dores de cabeça. Junto às infecções e doenças respiratórias, a climatização artificial pode gerar irritabilidade na equipe, por permanecer muito tempo inalando o oxigênio contaminado, afastamentos e gastos com licença médica e até, nas situações mais graves, processos trabalhistas por inobservância das regras de Segurança no Trabalho.

Para melhorar as condições de trabalho dos integrantes da sua equipe, consulte a American Air Filter no desenvolvimento de projetos das melhores soluções de filtragem de ar e prestação serviços de Manutenção, Operação e Controle. Tendo a qualidade e segurança como seus maiores preceitos, todos os planos da empresa estão de acordo com a Resolução 9/2003 da Anvisa e às determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).